Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Consórcio de bactérias do bem pode aumentar em até 30% a produtividade do arroz

Grupo de microrganismos foi capaz de fixar nitrogênio atmosférico nas plantas, economizando em fertilizantes e reduzindo impactos ambientais

Brasil Rural

No AR em 03/08/2021 - 05:00

O Brasil Rural desta terça-feira (3) conversou com Maria Laura Turino Mattos, pesquisadora da Embrapa, engenheira agrônoma e doutora em Agronomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) sobre a técnica desenvolvida pela Embrapa Clima Temperado (RS), que busca na atmosfera, nutrientes capazes de aumentar a produtividade do arroz. Em particular do arroz irrigado, que é um produto fortíssimo no estado. 

Na entrevista, Maria explica que essa pesquisa apresentada agora iniciou cerca de 10 anos atrás.

"Essa técnica de consórcio de bactérias é uma correção de microrganismos que estão preservados. E esses microrganismos (bactérias) foram selecionados e isoladas dentro do tecido da planta, dentro das folhas, dentro do arroz. E elas (as bactérias) possuem muitas funcionalidades, como a produção de hormônios de crescimento, acelera a germinação de sementes, estimulam o crescimento radicular da planta, promovem a sanidade da planta, entre outras funções, que aceleram nessa produtividade", observa a especialista. 

Ainda na conversa com o apresentador Marcelo Ferreira, a pesquisadora destaca que o Rio Grande do Sul produz cerca de 70% do arroz consumido no Brasil. 

Ouça a entrevista completa no player acima.

Criado em 02/08/2021 - 20:59

Mais do programa