Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Professor fala da importância das formigas para o ecossistema

As formigas são os insetos mais abundantes do planeta

Brasil Rural

No AR em 10/08/2021 - 07:50

O Brasil Rural conversou com Rodrigo dos Santos Machado Feitosa, professor do Departamento de Zoologia e coordenador do Laboratório de Sistemática e Biologia de Formigas da UFPR,  que fala da pesquisa da Universidade Federal do Paraná (UFPR) sobre a importância de formigas nos campos do Paraná.

O professor explica que essa visão negativa que as pessoas sempre tiveram em relação aos insetos, os estudos entomológicos têm mostrado o contrário. Não só a comunidade científica, como a sociedade vem percebendo a importância das várias relações entre os seres humanos, insetos e meio ambiente para o equilíbrio do ecossistema.

“Ao lado dos cupins, as formigas são os insetos mais abundantes do planeta. Elas têm esse potencial de ser pragas agrícolas, de criarem problemas em lavoura, em cultivos, em reflorestamentos. Mas essas formigas relacionada a parte negativa são a grande minoria porque boa parte , na verdade, está relacionada ao equilíbrio dos ecossistemas", relata.

Ainda segundo Feitosa, elas podem agir como polinizadoras, dispersoras de sementes, servem de alimento para outros organismos, entre outras tantas funções.

No estudo, foram identificadas mais de 230 espécies de formigas, cem delas são novas para a ciência. Os pesquisadores descreveram cientificamente essas novas espécies, e agora esse material vai servir de base para estudos futuros de conservação e equilíbrio do ecossistema da região do Paraná.

Ouça a entrevista no player acima

Criado em 10/08/2021 - 08:26

Mais do programa