Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Líquido da casca da castanha do cajú é usado para produzir energia

Segundo estudo, resíduos da castanha do cajú produzem líquido que pode ser utilizado na fabricação de placas solares

Brasil Rural

No AR em 24/11/2021 - 07:00

Pesquisadores da Universidade Federal do Ceará (UFC), desenvolve estudo sobre o LCC, líquido retirado da castanha do cajú que pode ser usado na fabricação das superfícies que coletam a radiação solar.

Para falar sobre essa pesquisa o Brasil Rural desta quarta-feira (24) conversou com Francisco Nivaldo Aguiar Freire, professor associado e coordenador do curso de Engenharia de Energias Renováveis

De acordo com ele, a energia que estão trabalhando é uma pesquisa solar térmica. Ou seja, energia de calor para aquecer o sistema com o líquido liberado pela casca de cajú chamado LCC, que é um óleo negro e viscoso, obtido através do beneficiamento da castanha-de-cajú .

Resíduo esse que até então não era utilizado, além de causar danos no solo. Agora, todo esse processo desenvolvido pelos pesquisadores irá agregar valor à castanha do cajú, produzindo energia em forma de calor

“Se você quer água quente, se quiser tomar um banho, você pode usar um chuveiro aquecido com uma superfície seletiva de LCC, que estará protegendo a natureza e ao mesmo tempo, captando energia do sol para aquecer seu banho”, exemplifica o professor, mostrando uma das formas de utilizar o LCC de forma econômica, além de proteger o meio ambiente.

Ouça a entrevista no player acima. 

Criado em 24/11/2021 - 13:00

Mais do programa