Termina no dia 6 de maio o prazo para realizar o Cadastro Ambiental Rural. A realização do cadastro ainda esbarra em diversos problemas para ser concluído. Sobre o assunto, o programa Brasil Rural conversou com a consultora técnica do Senar, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, Jordana Sara. Ela conta que no estado de Goiás, apenas 15% dos produtores já se cadastraram.
Uma das maiores dificuldades é que muitos municípios não têm um órgão responsável para auxiliar os pequenos proprietários de terra a preencher o formulário, o preenchimento só pode ser feito pela internet e a maioria dos produtores não têm acesso à internet na zona rural, além do fato de que muitos donos de terra não sabem como fazer o cadastramento.
O prazo para a realização do cadastro pode ser adiado por mais um ano, mas segundo a consutora do Senar, o Governo Federal não trabalha com essa hipótese.
Confira a entrevista! O Brasil Rural vai ao ar de segunda a sexta e aos domingos às 6h e sábado às 7h, nas rádios Nacional de Brasília e Nacional da Amazônia. O programa também é transmitido aos sábados às 05h na Rádio Nacional do Alto Solimões (horário local).