Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Contag realiza 3º Festival da Juventude Rural em Brasília

De 27 a 30 de abril, jovens trabalhadores rurais de todos os estados

Cinco mil jovens trabalhadores e trabalhadoras rurais de todo o Brasil, e também delegações de 10 países da América Latina, se reúnem por quatro dias na capital federal para um evento de diálogo e integração: o 3º Festival da Juventude Rural, realizado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag). Entre as reivindicações, constantes em uma carta entregue à presidenta Dilma, estão acesso a crédito, educação no campo, dentre outras.

 

Para falar sobre o assunto, o programa Brasil Rural entrevistou a secretária de Jovens da Contag, Mazé Moraes, que falou aos ouvintes da Rádio Nacional da Amazônia sobre a importância do evento e de que forma os temas da pauta de reivindicações serão apresentados no festival.

 

Mazé Moraes disse que o evento é fundamental para a união da juventude em torno de políticas que façam com que os filhos dos trabalhadores rurais continuem no campo, dando sequência ao trabalho da família. Por isso, durante o festival, os jovens participarão de oficinas e painéis que vão frisar a relevância da permanência deles no meio rural.

 

Confira outras edições do Brasil Rural aqui

 

A secretária contou que as últimas pesquisas que tratam do assunto mostram que os jovens querem continuar vivendo com a família, no campo, mas com qualidade de vida, principalmente em relação à saúde e à educação. Porém, a realidade é que eles se deparam com a falta de políticas públicas para os trabalhadores rurais e, assim, são obrigados a migrar para a zona urbana à procura de melhorias nos quesitos básicos de sobrevivência.

 

O 3º Festival da Juventude Rural, segundo Mazé, pretende conscientizar os jovens para a permanência deles no campo, reivindicando políticas públicas para que isso possa acontecer, e, desta forma, lembrá-los da importância da agricultura familiar e seu fortalecimento, já que esta é responsável por 70% dos alimentos que vão para a mesa do brasileiro.

 

Confira a íntegra da entrevista nesta edição do Brasil Rural e saiba mais sobre o 3º Festival da Juventude Rural.

 

O programa vai ao ar de segunda a sexta e aos domingos, às 6h, e sábado, às 7h, nas rádios Nacional de Brasília Nacional da Amazônia. O programa também é transmitido aos sábados, às 5h, na Rádio Nacional do Alto Solimões (horário local).



Criado em 28/04/2015 - 22:29 e atualizado em 29/04/2015 - 08:57

Mais do programa