Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Descubra os benefícios de consumir alimentos orgânicos

No Rio de Janeiro, circuito de feiras orgânicas acontece em 15 pontos

A cidade do Rio de Janeiro recebe o circuito carioca de feiras orgânicas que tem como objetivo promover o acesso a produtos orgânicos credenciados. São 15 feiras espalhadas pela cidade. Sobre a importância do consumo de orgânicos, o programa Brasil Rural conversou com o  gestor do circuito de feiras, Marcos Melo.

 

Ele explica que são vários as vantagens do consumo de alimentos orgânicos. "Esses alimentos são mais nutritivos e saborosos, não têm impacto negativo na saúde e protegem as futuras gerações. Além disso, há uma promoção do amparo ao pequeno produtor e do fomento da economia local. A produção de orgânicos estimula o enriquecimento do solo, a economia de energia, a preservação dos recursos hídricos e do ecossistema", explica.

 

O Circuito Carioca é um projeto único no mundo e possui uma metodologia de implantação progressiva, bairro a bairro. Atualmente, já são 15 feiras orgânicas que possuem a mesma modelagem, identidade visual e regimento. Mais três bairros devem receber novas feiras nos próximos meses. “O Circuito é um projeto de política pública que visa exatamente o barateamento desse processo produtivo e a facilitação do consumidor ao alimento orgânico”, conta Marcos Melo.

 

Todos os produtores do Circuito têm cerificação orgânica e vendem diretamente ao consumidor, o que assegura a credibilidade e acessibilidade de preço. Os produtos das feiras têm um valor aproximadamente 30% menor que o valor praticado no mercado. A ideia é fomentar a implantação de feiras no modelo do Circuito Carioca em vários lugares do país e estimular o acesso e a produção de produtos orgânicos.

 

O Brasil Rural é transmitido de segunda a sexta e aos domingos, às 6h, e sábado, às 7h, nas rádios Nacional de Brasília e Nacional da Amazônia.



Produto orgânico tem que ter garantia de procedência

Campanha promove produtos orgânicos e sustentáveis

Criado em 03/12/2015 - 19:46 e atualizado em 03/12/2015 - 17:48

Mais do programa