O projeto Produtor de Águas acontece pelo Brasil beneficiando o produtor rural que trabalha em prol do meio ambiente e incentivando e promovendo o cuidado com os recursos hídricos. Mariana Ramos, analista ambiental da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais, conversou com o Brasil Rural sobre o projeto.
O projeto é promovido pela Agência Nacional de Águas (ANA) e conta com a parceria de entidades parceiras que realizam o projeto nas regiões. O foco é estimular o serviço ambiental, principalmente a proteção hídrica do Brasil.
O Produtor de Águas apoia, orienta e certifica projetos que visem a redução da erosão e assoreamento de mananciais no meio rural. Isso propicia a melhoria da qualidade, a ampliação e a regularização da oferta de água em bacias hidrográficas de importância estratégica para o país.
Para participar do projeto, o produtor deve participar de um edital anual da Agência Nacional de Águas. Esse projeto é de extrema importância para a agropecuária que sofre com crises hídricas e até perdem o valor das propriedades que ficam sem água.
Mariana Ramos explica que após o pontapé inicial da ANA, a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais trabalha em conjunto com diversos órgãos como a Emater, o sistema nacional de ensino rural, o Ministério Público, ONGs, prefeituras e sindicatos para promover um arranjo local. Esse arranjo é uma etapa fundamental para que o projeto funcione e ele é essencial na movimentação e no engajamento do produtor.
“Essa sensibilização da população e da comunidade é que vai realmente proteger essas áreas. E eu acho que o primeiro passo é isso: sensibilizar a população. […] Com essa movimentação e essa integração da população no projeto a gente acaba tendo uma permanência das obras que foram feitas.” explica.
O Brasil Rural é transmitido de segunda à sexta e aos domingos, às 6h, e sábado, às 7h, nas rádios Nacional de Brasília e Nacional da Amazônia.