Mercado e Cotações, desta terça-feira (27), traz as explicações do professor da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí), Argemiro Luis Brum, sobre a variação de preços dos principais produtos agropecuários que ocorreram durante a semana. O especialista explica também o clima e o fenômeno "La Niña", o mercado de importações/exportações e o abate de frangos neste final de setembro.
Argemiro cita ainda as perdas nas última safras de arroz, feijão, soja e milho e a projeção do consumo no país. "Os preços do arroz continuam em baixa. Há uma tendência de parte desses produtores no sul do Brasil de privilegiarem a soja e o milho em detrimento do arroz. Com isso poderemos ter novas dificuldades futuras no abastecimento desse cereal. Fato que poderá provocar altas nos preços para 2017, caso a oferta interna não seja compensada pelas importações", afirmou Argemiro.
Clique no player acima para conferir a entrevista.
O Brasil Rural vai ao ar de segunda a sexta-feira, de 6h às 7h, sábados, às 7h, e domingo, às 6h, pela Rádio Nacional AM de Brasília. A apresentação é de Marcelo Ferreira.
Mato Grosso abre a safra 2016/2017 de soja
Brasil tem expectativa de se manter líder em exportação de soja