Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Concurso da Embrapa desenvolve aplicativos para manejo de pragas

Quinze equipes de cinco universidades e faculdades do DF participam da

Até o dia 27 deste mês acontece, em Brasília, o 1º Hackathon Universitário da Embrapa. O objetivo é criar tecnologia digital para potencializar o Manejo Integrado de Pragas (MIP), um método capaz de reduzir drasticamente o uso de inseticidas nas lavouras.

 

Ao todo, 60 alunos de 15 equipes representando a Unip, UnB, Estácio de Sá e UPIS terão uma maratona de desenvolvimento de aplicativos móveis (hackathon) para apoiar o controle de pragas agrícolas.

 

Para explicar mais sobre o futuro da Tecnologia da Informação (TI) na agricultura, o Brasil Rural desta quinta-feira (13) conversou com o coordenador Fabiano Mariath que destacou a importância de eventos como esse para alunos de Biologia, Ciências Agrônomas e TI.

 

"A acessibilidade, mesmo popularização, desses dispositivos e a facilidade que eles proporcionam em relação as diversas formas de interação ficam mais interessantes também para os grandes problemas do campo. Temos a localização por meio do GPS, o que nos possibilita fazer georeferenciamento da produção. A gente conta com câmeras. Então podemos armazenar fotos dos insetos. Permitir a comunicação online com a Embrapa. Ou seja, aplicações bem mais interessantes do que no desktop", explica Fabiano Mariath.

 

Pelo projeto, cada aplicativo deverá ter foco nas fases de identificação e monitoramento do manejo integrado de pragas, nas culturas do milho, feijão, soja e algodão. Os três melhores aplicativos serão incorporados ao catálogo de software da Embrapa, para as plataformas Android e IOS.

 

Ouça a entrevista completa, no player acima. E clique aqui para acompanhar 1º Hackathon Universitário da Embrapa.

 

O programa Brasil Rural vai ao ar de segunda a sexta-feira, de 6h às 7h, aos sábados, às 7h, e nos domingo, às 6h, pela Rádio Nacional AM de Brasília. A apresentação é de Marcelo Ferreira.

 



Agrotóxicos: saiba os riscos e cuidados na hora de usar

Pesquisadores criam aparelho que identifica agrotóxicos em alimentos

Criado em 13/10/2016 - 13:47 e atualizado em 13/10/2016 - 11:04

Mais do programa