Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Brasília recebe I Encontro de Agrofloresta do DF e Entorno

Evento preparatório para o Brasília Agroecológica 2017 acontece nos

Brasília recebe hoje e amanhã, dias 28 e 29 de novembro, o I Encontro de Agrofloresta do DF e Entorno. O evento, que é realizado pela  Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (Seagri/DF) e pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Governo do Distrito Federal (Emater/DF), tem como objetivo estimular a agroecologia e técnicas sustentáveis de produção  de alimentos na área rural do Distrito Federal. Para isso, serão realizadas visitas técnicas em propriedades com agrofloresta e debates sobre assuntos relevantes de interesse dos produtores no auditório da Granja Modelo do Ipê, no Park Way.  

 

O I Encontro de Agrofloresta é considerado como um  pré-evento do Brasília Agroecológica 2017, que acontecerá no dia 11 de setembro de 2017. Em entrevista ao programa Brasil Rural, na Rádio Nacional AM de Brasília, Athaualpa Costa, um dos coordenadores do evento, deu detalhes da programação. Athaualpa ressaltou ainda que a agrofloresta é vista como uma saída sustentável e que já tem tem sido trabalhada em varios países.

 

"Temos muitas ações na América Latina, na África, na Austrália e na própria Europa. Tem sempre denominações diferentes, mas todas são pautadas na agricultura orgânica sem insumos químicos e com uso de recursos da própria propriedade. Sem falar que a agrofloresta combina vários tipos de produção em ciclos curtos, longos. São árvores, frutíferas, hortaliças. Tudo otimizando os recursos daquela área como àgua, luz, solo e insumos", explicou. 

 

Aglofresta é uma maneira de utilização da terra na qual se resgata a forma ancestral de cultivo, combinando espécies arbóreas lenhosas como frutíferas ou madeireiras com cultivos agrícolas e/ou animais. Essa combinação pode ser feita de forma simultânea ou em sequência temporal, trazendo benefícios econômicos e ecológicos.

 

Mais informações sobre o I Encontro de Agrofloresta do DF podem ser obtidas pelo telefone (61) 3051-6360. A entrevista na íntegra, você confere no player acima.

 

O Brasil Rural vai ao ar, de segunda a sexta-feira, de 6h às 7h, sábado, às 7h, e domingo, às 6h, pela Rádio Nacional AM de Brasília. A apresentação é de Marcelo Ferreira.

 



Projeto ajuda na preservação de nascentes em cidade do entorno do DF

Criado em 28/11/2016 - 12:24 e atualizado em 28/11/2016 - 11:11

Mais do programa