Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Estudo identifica locais vulneráveis a entradas de nova praga no Brasil

Com prejuízo de até 80% em algumas culturas, praga ataca

Um estudo de autoria da Embrapa Gestão Territorial e da Embrapa Meio Ambiente identificou doze estados brasileiros suscetíveis à entrada de pragas quarentenárias, neste caso, um inseto que se trasforma na lagarta Chilo partellus. Um maior risco de aparecimento da praga foi constatado nos estados de Alagoas, Bahia, Espirito Santo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Roraima, São Paulo e Sergipe. A pesquisa avaliou ainda os impactos negativos que seriam causados por uma possível entrada da lagarta.

 

Para falar sobre a vigilância nas fronteiras e as pesquisas mais recentes, como o estudo “Identificação de regiões brasileiras suscetíveis ao ingresso e estabelecimento de Chilo partellus”, o Brasil Rural desta segunda-feira (7) entrevistou o pesquisador da Embrapa Gestão Territorial, Rafael Mingoti, que enfatizou os danos aos produtores. Originária do continente asiático, onde está presente em vários países, a praga já se encontra em áreas do Oriente Médio e da costa leste da África, com uma ocorrência na Austrália.

 

Em caso de suspeita de presença de praga quarentenária no Brasil, Mingoti esclarece que a suposta ocorrência deve ser notificada oficialmente à Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), para que o material seja coletado no local e identificado por laboratório credenciado para a confirmação da espécie no país.

 

Ouça a entrevista completa no player acima.

 

O Brasil Rural vai ao ar, de segunda a sexta-feira, de 6h às 7h, sábado, às 7h, e domingo, às 6h, pela Rádio Nacional AM de Brasília. A apresentação é de Marcelo Ferreira.

 



"Sem abelha não há alimentos", frisa apicultor do DF

Mel de Brasília é o melhor do país

Criado em 07/11/2016 - 09:42 e atualizado em 07/11/2016 - 12:14

Mais do programa