Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Saiba como eleição de Trump pode afetar agronegócio brasileiro

Mercosul fragilizado e Brasil em plena crise econômica dificultam

O Brasil Rural desta quinta-feira (10) entrevista o professor da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí), Argemiro Brum, que faz uma análise do que vem por aí, com a eleição do novo presidente dos EUA, Donald Trump, e sobre os impactos dos próximos 4 anos para o agronegócio brasileiro.

 

"No discurso da vitória, Trump já foi mais ameno. Já mudou o tom em relação ao que ele vinha fazendo durante a campanha. Não é fácil governar um país do tamanho dos EUA e pela importância mundial que tem, somente com um discurso truculento. Então, talvez isso acalme o mercado. Mas é verdade que ele sempre defendeu uma posição mais protecionista em termos comerciais internacionais. Agora, fica aquela expectiva se ele vai praticar um comércio mais fechado, o que pode nos atrapalhar bastante. Podemos sentir até um aperto em áreas que estavam mais tranquilas", opina o professor. 

 

Mercosul fragilizado e Brasil em plena crise econômica dificultam ainda mais o cenário. O jeito, por enquanto, segundo ele, é esperar pela reação do mercado. A posse do 45º presidente norte-americano está marcada para o dia 20 de janeiro de 2017.

 

Ouça a íntegra da entrevista, no player acima. 

 



O Brasil Rural vai ao ar, de segunda a sexta-feira, de 6h às 7h, sábado, às 7h, e domingo, às 6h, pela Rádio Nacional AM de Brasília. A apresentação é de Marcelo Ferreira.

 



Criado em 10/11/2016 - 14:28 e atualizado em 10/11/2016 - 12:43

Mais do programa