O Brasil Rural desta quinta-feira (15) foi até o Mato Grosso para conversar com a jornalista Martha Baptista sobre o livro 'Algodão – Os pioneiros que transformaram MT em um grande produtor”. A obra - que tem 184 páginas - conta com depoimentos de produtores pioneiros, pesquisadores e cronistas de viagem sobre a história do cultivo na região.
A publicação destaca ainda a chegada do bicudo-do-algodoeiro às lavouras paulistas, paranaenses e nordestinas e relatos sobre a presença do algodão no cotidiano de povos indígenas de MT desde os tempos pré-coloniais.
Responsável por quase 70% da produção nacional de algodão, a história da cotonicultura mato-grossense é contada na publicação em imagens e depoimentos de testemunhas da época. "Nossa proposta foi humanizar essa história contando como as pessoas e diversas instituições (governamentais e privadas) se uniram para tornar Mato Grosso o maior produtor de algodão do Brasil num período relativamente curto de tempo", comenta a autora.
Editado pela Entrelinhas Editora, o livro 'Algodão - Os pioneiros que transformaram MT em um grande produtor' está sendo distribuído pela Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (Ampa) às bibliotecas de MT e às instituições ligadas ao algodão em outros estados. Em breve, ele estará disponível também para download no site da Ampa.
Ouça a entrevista, no player acima.
O Brasil Rural vai ao ar, de segunda a sexta-feira, de 6h às 7h, sábado, às 7h, e domingo, às 6h, pela Rádio Nacional AM de Brasília. Apresentação de hoje: Miguelzinho Martins.