Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

MT combate a disseminação da praga conhecida como Amaranthus Palmeri

Ministério da Agricultura, Embrapa e Instituto de Defesa Agropecuária

O programa Brasil Rural desta quarta-feira (14) apresentou uma entrevista realizada por Airton Medeiros, da Nacional Amazônia, sobre a praga Amaranthus palmeri no Mato Grosso.

 

Para evitar a disseminação da planta daninha, representantes da Embrapa, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea) estão desenvolvendo uma série de ações de monitoramento, controle e tentativa de erradicação no estado. 

 

A pesquisadora da Embrapa Agrossilvipastoril, em Sinopi/MT, Fernanda Ikeda explica como começou a disseminação:  "Nossa 1ª ocorrência do Amaranthus vem de 2014. Ele é uma espécie originária do centro-sul dos EUA e do norte do México com alta resistência ao herbicida glifosato e ao inibidores de ALS. É uma planta que se desenvolve bem e produz uma grande quantidade de sementes, que podem ficar até 17 anos no solo. A praga vem sendo disseminada principalmente pelo maquinário de colheita vindo do exterior". 

 

O Amaranthus palmeri é um dos principais problemas em áreas produtoras de algodão dos EUA. Na Argentina também está disseminada em grandes áreas. Estima-se que essa planta daninha tem potencial de reduzir a produtividade de lavouras de soja, milho e algodão em até 90%.

 

Clique, no player acima, para ouvir a entrevista.

 



O Brasil Rural vai ao ar, de segunda a sexta-feira, de 6h às 7h, sábado, às 7h, e domingo, às 6h, pela Rádio Nacional AM de Brasília. Apresentação de hoje: Miguelzinho Martins.

 



Criado em 14/12/2016 - 09:20 e atualizado em 16/12/2016 - 08:06

Mais do programa