A Contag (Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares) reúne até sexta-feira (17), suas 27 Federações Estaduais (FETAGs) e cerca de 4 mil Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTRs) filiados em todo o país para o 12º Congresso Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (12º CNTTR), a ser realizado no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília. O evento conta com 2.400 participantes, sendo 2 mil delegados e delegadas.
Entre os temas em destaque estão: Reforma Agrária - Acesso à Terra, Território e aos Bens Comuns; Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional, Agroecologia e Meio Ambiente; Políticas Públicas de Proteção Social da Agricultura Familiar e Luta e Organização das Mulheres do Campo, das Florestas e das Águas por uma Sociedade mais justa e igualitária. As discussões desses temas resultarão na construção de um documento com deliberações e com o Plano de Lutas que deverão ser colocados em prática nos próximos quatro anos pela Diretoria eleita.
Para falar mais sobre o evento, o Brasil Rural desta segunda-feira (13) conversou com o secretário de Finanças e Administração da Contag, Aristides Santos, que cita a importância da agricultura familiar para esses trabalhadores. "Nem toda agricultura familiar tem terra. Essa é ainda uma crua realidade no Brasil. Muita gente trabalha na terra sem ter terra."
Clique no player acima, para ouvir a entrevista.
O Brasil Rural vai ao ar às 6h, de segunda à sexta, e às 7h no sábado, pela Rádio Nacional AM Brasília.