Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Você sabe quem foi Antonio Cesti?

O Caderno de Música deste sábado (05) fala sobre a vida e obra deste importante compositor italiano do período barroco

Caderno de Música

No AR em 05/08/2017 - 11:45

O Caderno de Música deste sábado (05) faz uma homenagem pelo aniversário de Antonio Cesti, e fala sobre a vida e obra deste importante compositor italiano do período barroco.

Pietro Antonio Cesti, também conhecido como Marc'Antonio Cesti, nasceu em Arezzo, Itália, no dia 5 de agosto de 1623. Assim como vários outros prodígios do seu tempo, ele teve os seus estudos financiados pela poderosa família Médici. Antonio Cesti foi compositor, organista e tenor, sendo considerado um dos mais celebrados músicos italianos de sua geração. Ele exerceu alguns dos mais cobiçados cargos, como o de membro da corte em Innsbruck do Arquiduque Ferdinand Karl, maestro de cappella na Capela Papal de Florença, e vice-mestre de capela em Viena.

Os gêneros musicais mais presentes nas obras de Antonio Cesti são os vocais, como cantatas e, em especial, as óperas. O seu estilo operístico chamou a atenção pelo caráter simples e delicado das suas árias, muitas vezes mais adequadas para um formato camerístico do que para o palco.

Orquestra, música, músicos, violoncelo, instrumentos musicais

 

Ele escreveu no estilo bel canto do século 17, e suas composições foram fortemente influenciadas por sua carreira como cantor profissional.  Cesti também foi grande amigo de um dos mais importantes artistas italianos do período barroco, o pintor, ator, músico e poeta Salvator Rosa, que colaborou para o enriquecimento e amadurecimento de Marc'Antonio no campo operístico.

O Caderno de Música vai ao ar, sábado, às 11h45, pela Rádio MEC FM do Rio de Janeiro e domingo, às 22h, pela Rádio Nacional FM Brasília.

Criado em 02/08/2017 - 10:03 - Episódio Caderno de Música 05/08/2017

Mais do programa