Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Confira uma homenagem a Carl Reinecke, no Caderno de Música

No programa, um pouco da história e principais obras deste importante compositor, pianista e professor romântico alemão

Caderno de Música

No AR em 22/06/2019 - 11:45

Além da música mundialmente reconhecida, você sabe o que os compositores Isaac Albéniz, Max Bruch, Edvard Grieg e Leoš Janáček têm em comum? Todos eles tiveram, como mestre, o grande compositor e pianista alemão Carl Reinecke. O Caderno de Música deste sábado (22) faz uma homenagem a este importante nome da música romântica alemã.

Nascido em Hamburgo em 24 de junho de 1824, Reinecke veio de uma família de músicos e professores, e já mostrava habilidades musicais desde muito cedo. Ele começou a compor com apenas sete anos de idade, e aos 12, já se apresentava publicamente como pianista. Com aproximadamente 20 anos de idade, Carl Reinecke realizou diversas turnês pela Europa e logo foi nomeado pianista da Corte de Cristiano Oitavo, em Copenhague.

Carl Reinecke é tido como um dos compositores mais versáteis e influentes de seu tempo. Seu catálogo musical inclui obras de diferentes gêneros e para diferentes formações, como óperas, operetas, sonatas, sinfonias, concertos, músicas de câmara, entre outras. Além de pianista na Corte de Copenhague, Carl Reinecke também trabalhou como diretor musical nas cidades alemãs de Barmen e Breslávia, e da Orquestra Gewandhaus, de Leipzig.

Reinecke também é muito lembrado por seu trabalho como professor. Ele deu aulas de piano e composição durante mais de 30 anos em instituições de renome, como os Conservatórios de Leipzig e de Colônia. Entre os seus principais alunos estão Isaac Albéniz, Max Bruch, Frederick Delius, Edvard Grieg, Arthur Sullivan, Leoš Janáček, entre tantos outros.

Ouça no player acima.

Confira mais no Caderno de Música. Sábado, às 11h45, na MEC FM.

Tags:  Carl Reinecke

Criado em 21/06/2019 - 11:30

Mais do programa