Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Ouça especial 110 anos sem Gustav Mahler no Caderno de Música

Programa traz um pouco da vida e obra deste importante compositor tcheco-austríaco do Período Romântico

Caderno de Música

No AR em 18/05/2021 - 00:00

Nesta terça-feira (18) o Caderno de Música apresenta um especial 110 anos sem Gustav Mahler, com um pouco da vida e obra deste importante compositor tcheco-austríaco do Período Romântico. 

Gustav Mahler nasceu em 7 de julho de 1860 em Kaliště, em Boêmia. Ele foi o segundo mais velho dos 14 filhos do casal de judeus Marien Hermann e Bernhard Mahler. Aliás, por ser um checo-austríaco de origem judaica, Mahler muitas vezes se considerava excluído. Certa vez, ele chegou a dizer: "Sou três vezes apátrida! Como natural da Boêmia na Áustria; como austríaco na Alemanha; e como judeu no mundo inteiro. Em toda parte, um intruso. Em nenhum lugar desejado!". De fato, Mahler não veio de uma família privilegiada e chegou a passar por grandes dificuldades. O relacionamento conturbado dos pais também o influenciou psicologicamente durante toda a sua vida, refletindo em boa parte de suas obras.

Gustav Mahler entrou na música como menino-prodígio do piano, e posteriormente, como um cobiçado maestro. A carreira na área de composição, entretanto, começou de forma tímida e demorou para se consolidar – o que não impediu que ele se tornasse um dos principais nomes da música do final do romantismo. 

Confira mais no Caderno de Música, na MEC FM.

Tags:  Gustav Mahler

Criado em 17/05/2021 - 14:02

Mais do programa