Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Confira o especial Corpus Christi no Caderno de Música

O programa traz um repertório dedicado ao Corpus Christi, do medieval ao contemporâneo.

Caderno de Música

No AR em 03/06/2021 - 18:00

Caderno de Música desta quinta-feira (3) faz um especial com um repertório inteiramente dedicado ao dia de Corpus Christi.

Instituído pela Igreja Católica em 1264, o Corpus Christi (ou “Corpo de Cristo” em português) celebra o sacramento da eucaristia, uma forma de relembrar a morte e ressurreição de Jesus Cristo. A comemoração ocorre exatamente sessenta dias após a Páscoa, sempre em uma quinta-feira. 

A cerimônia de Corpus Christi é celebrada em todo mundo pelo catolicismo e por algumas Igrejas Anglicanas. No Brasil, em virtude do grande número de católicos diversas atividades são realizadas pelos fiéis. Entre elas, a tradicional confecção de tapetes nas ruas, prática herdada pelos colonizadores portugueses. 

Ao longo da história, do Período Medieval aos dias atuais, diversas obras foram compostas com a temática de Corpus Christi e da Eucaristia. Este programa especial traz um pouco deste repertório, com obras de William ByrdJosquin des PrezJoseph FuxMozartBrucknerJudith Bingham, e muito mais.

O Especial Corpus Christi vai ao ar nesta quinta-feira, às 18h, na MEC FM.

Tags:  Corpus Christi

Criado em 02/06/2021 - 11:34

Mais do programa