O Caderno de Música deste domingo (18) segue com a vida e obra dos dois compositores homenageados do mês de dezembro: César Franck e Zoltán Kodály.
O programa inicia com o especial pelo bicentenário de César Franck, que nasceu em Liège, na Bélgica, no dia 10 de dezembro de 1822. Embora tenha adquirido certa reputação como professor e organista, o talento de César Franck na área da composição não foi igualmente reconhecido na sua época. Isso porque, em partes, o compositor foi um dos poucos a não se envolver com o gênero operístico, que estava em alta na França.
O programa traz também o especial 140 anos de Zoltán Kodály, com um pouco mais da vida e obra deste importante compositor, professor e pianista húngaro. Kodály nasceu em 16 de dezembro de 1882 e, embora pouco numerosa, sua produção musical foi extremamente significativa do ponto de vista histórico e cultural. Ele foi um dos precursores no resgate da música folclórica húngara, incorporando-a de forma única e original em suas obras. Assim como seu amigo e conterrâneo Bela Bartok, ele também propôs, em suas composições, uma síntese da música do Oriente e do Ocidente.
Kodaly faleceu aos 87 anos em Budapeste, onde permaneceu durante a Segunda Guerra Mundial. Sua contribuição em diferentes áreas artísticas e culturais fez de Zoltán Kodály uma das principais referências em praticamente todas as grandes universidades e instituições musicais.