Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Confira especial 120 anos de Aram Khachaturian

Caderno de Música

No AR em 04/06/2023 - 14:30

O Caderno de Música deste domingo (4) celebra os 120 anos de nascimento de Aram Khachaturian. O programa traz alguns aspectos da carreira do compositor e apresenta o seu famoso balé Gayane. 

Diferente de boa parte dos compositores que conhecemos, Aram Ilyich Khachaturian começou os seus estudos musicais relativamente tarde. Nascido em 6 de junho de 1903, ele entrou no Conservatório de Moscou com um pouco mais de 25 anos, onde estudou composição com Nikolai Myaskovsky e orquestração com Sergei Vasilenko. O compositor armênio, porém, logo ficou conhecido no meio musical soviético, tanto por suas obras, quanto pelos cargos que ocupou no Sindicato dos Compositores Soviéticos, no Instituto Estadual Musical e Pedagógico de Gnessin e no Conservatório de Moscou. 

As obras de Khachaturian trazem o resgate da música da Armênia, e unem o folclorismo regional com a tradição central russa. Outra característica bastante comum na sua escrita é o grande colorido orquestral e a ênfase pictórica, em que associa o som a imagens. Não é à toa que sua música é fortemente utilizada em meios audiovisuais, como televisão e cinema.

Autor de concertos, sinfonias, peças para cinema e diversas obras orquestrais, Khachaturian ficou mais conhecido por seus balés Spartacus e Gayane. Com uma estreia de sucesso realizada em 9 de dezembro de 1942, o balé Gayane conta a história de uma jovem armênia de mesmo nome, cujas convicções patrióticas entram em conflito com seus sentimentos pessoais. Gayane celebra a amizade entre os vários povos da União Soviética e, portanto, dá grande destaque aos ritmos e texturas da música folclórica da Ásia Central. Até hoje, a obra é um exemplo vívido da combinação de dança folclórica e clássica, e tornou-se um símbolo da Armênia. 

Criado em 04/06/2023 - 14:30

Mais do programa