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Conheça a história da Quadrilha, no Caderno de Música

O programa destaca o uso da Quadrilha na música clássica brasileira, com obras de Villa-Lobos, Chiquinha Gonzaga, Joaquim Callado, e muito mais

Caderno de Música

No AR em 02/07/2023 - 14:30

O Caderno de Música deste domingo (02) fala sobre um dos elementos mais marcantes das festas juninas no Brasil: a Quadrilha. O programa aborda um pouco da sua história e o seu uso na música clássica brasileira. 

Alguns estudiosos apontam a origem da quadrilha ainda no período medieval. Porém, ela foi amplamente utilizada e difundida como um estilo de dança de salão na virada dos séculos XVIII para o XIX, na França. As Quadrilles francesas se tornaram especialmente populares entre a nobreza parisiense durante o Primeiro Império e, posteriormente, em outros centros ao redor do mundo. Executada por grupos de quatro, seis ou oito casais, sua música era geralmente adaptada de melodias populares e em compasso binário. Podemos encontrar exemplos de quadrilha escritos até mesmo pelos renomados músicos da família Strauss e por outros compositores de danças da época. 

No Brasil, a quadrilha também começou a ser mais difundida a partir do século XIX, e assumiu formas variadas, tendo influência até mesmo na marcação em danças gaúchas, como o fandango. Os primeiros compositores brasileiros a escreverem quadrilhas foram influenciados pela cultura europeia. É o caso de Carlos Gomes, que foi um dos pioneiros em unir as características da música popular afro-brasileira em peças para piano no estilo de dança de salão, além de Ernesto Nazareth, Chiquinha Gonzaga e Joaquim Callado.

E no século XX, a quadrilha brasileira começou a tomar a forma como conhecemos hoje, principalmente através de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira. Em 1965, foi lançado um importante álbum intitulado “Luiz Gonzaga: Quadrilhas e Marchinhas Juninas”, com obras que até hoje são amplamente utilizadas nas festividades de São João. Outros compositores que se destacaram são Dominguinhos, Hermeto Pascoal, Sivuca e Carmélia Alves. 

Além disso, obras como o nome "Quadrilha", também foram escritas dentro da música de concerto brasileira. É o caso do nosso maior representante, Villa-Lobos, que utilizou alguns estilos musicais característicos de São João, de forma estilizada, no segundo movimento (Giga), das Bachianas número 7, que recebeu o subtítulo de “Quadrilha Caipira”. 

Confira mais no Caderno de Música. Domingo, às 14h30, na MEC FM.

Criado em 30/06/2023 - 13:07

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