Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Confira homenagem a Alexander Borodin

Caderno de Música celebra os 190 anos de nascimento do compositor russo

Caderno de Música

No AR em 12/11/2023 - 14:30

O Caderno de Música deste domingo (12) traz mais uma edição da série Biografias, com a vida e obra de Alexander Borodin, em homenagem aos 190 anos de nascimento do compositor russo. 

Alexander Borodin nasceu em 12 de novembro de 1833, em São Petersburgo, na Rússia. Filho ilegítimo de um príncipe georgiano, ele teve uma educação refinada e completa, aprendendo vários idiomas e mostrando, desde jovem, interesse tanto pela música quanto pela química. Apesar de sua paixão pela música, Borodin seguiu inicialmente uma carreira voltada para a ciência, e fez importantes contribuições para o campo. Ele se formou em medicina e aperfeiçoou seus estudos em química na Alemanha, onde trabalhou em diversos experimentos significativos. Borodin também foi professor de Química Orgânica na Academia Militar de São Petersburgo, e teve um papel fundamental na promoção da educação para mulheres na Rússia, fundando uma escola de medicina voltada para futuras médicas e cientistas. 

Para além de suas realizações no campo científico, Borodin também se destacou como compositor, se tornando um dos mais importantes de seu país. Ele começou a compor seriamente após conhecer Mily Balakirev em 1862, e logo se juntou ao Grupo dos Cinco, junto com Balakirev, César Cui, Modest Mussorgsky e Nikolai Rimsky-Korsakov. Este grupo buscava criar uma música clássica genuinamente russa e nacionalista.

Borodin escreveu a ópera Príncipe Igor (conhecida pelas Danças Polovetsianas), além de sinfonias, quartetos de cordas, peças para piano, e outras obras de câmara. Ele também é autor do poema sinfônico intitulado Nas Estepes da Ásia Central, escrito em 1880 e dedicado a Franz Liszt. 

Alexander Borodin faleceu subitamente em 1887, aos 53 anos, durante um baile de máscaras na Academia de Medicina de São Petersburgo. Apesar de sua morte prematura, ele deixou um importante legado tanto para a ciência quanto para a música, tornando-se uma figura crucial no movimento nacionalista musical da Rússia no século XIX.

O Caderno de Música vai ao ar neste domingo, às 14h30, na MEC FM.

Criado em 08/11/2023 - 15:16 e atualizado em 12/11/2023 - 14:30

Mais do programa