Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Conheça a música irlandesa no Caderno de Música

No programa, diversas formações instrumentais e de diferentes

Caderno de Música deste sábado (11) continua a explorar a música nos diversos países do mundo e, nesta edição, falaremos da música feita na Irlanda.

 

A música irlandesa tem suas origens na música céltica da Idade Média, comum também à região da Bretanha, Escócia e ao País de Gales. A maioria das músicas instrumentais irlandesas eram ouvidas apenas como acompanhamento das danças. A divisão dessas duas artes (música e dança) ocorreu, principalmente, a partir dos anos 60, quando começaram a surgir diversos pubs que se espalharam por toda a Irlanda e difundiram a música tradicional do país.

 

Três ritmos de dança se destacam na música irlandesa: a “jiga”, que tem suas raízes na Itália da Idade Média; a “reel”, na qual dois temas principais são entremeados por seções de improviso; e a “hornpipe”, que pode apresentar andamento tanto moderado como rápido, exigindo neste caso, maior habilidade de dançarinos e músicos.

 

A instrumentação utilizada na música irlandesa é diversa e conta com instrumentos das famílias dos sopros (como flautas, gaita de foles, acordeon, hornpipe e concertina), das cordas (como violão, banjo, bandolim, harpa e violino, este último chamado de Fiddle) e da percussão (bones, bodhán e etc).

 

Caderno de Música vai ao ar no sábado, às 11h30, na MEC FM Rio.



Conheça mais sobre a música feita na Alemanha

Criado em 09/04/2015 - 22:53 e atualizado em 09/04/2015 - 19:59

Mais do programa