Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Claquete apresenta a trilha sonora de Trama Fantasma

Drama de Paul Thomas Anderson, derradeiro trabalho do ator Daniel Day-Lewis, tem temas assinados pelo consagrado compositor e músico Jonny Greenwood

Claquete

No AR em 20/06/2021 - 18:00

O Claquete dessa semana (20) traz a brilhante trilha sonora do talentoso compositor e músico britânico Jonny Greenwood para o drama de época Trama Fantasma.

Dirigido com maestria por Paul Thomas Anderson, em 2017, num de seus mais sofisticados trabalhos, essa obra-prima do cinema é estrelada pelo inigualável Daniel Day-Lewis. O ator, para tristeza dos apreciadores da sétima arte, anunciou a aposentadoria após sua magistral interpretação neste longa-metragem, onde deu vida a um renomado, perfeccionista e complexo estilista da realeza e da nobreza britânica.

Na narrativa, sua vida muda ao conhecer a jovem Alma, interpretada pela atriz Vicky Krieps, igualmente impecável no papel de uma atendente de cafeteria que alterará a ordem das coisas na requintada casa de alta costura Woodcock.

O impecável roteiro de Trama Fantasma traça um paralelo claro entre o processo de costura dos vestidos criados pelo famoso estilista e a tecitura da própria trama do filme, que envolve, basicamente, uma dúbia disputa de poder entre os personagens centrais. A encenação é repleta de olhares e silêncios que dizem muito acerca de ironia, inveja, ódio, amor e cumplicidade.

O múltiplo compositor e músico Jonny Greenwood criou elegantes temas para esse filme, interpretados por ele ao piano com a Orquestra Filarmônica Real e com a Orquestra Contemporânea de Londres. Guitarrista e pianista, Greenwood é autor de muitas outras trilhas sonoras para cinema e toca também órgão, sintetizador e violão, entre muitos outros instrumentos musicais. Por suas composições para Trama Fantasma, Jonny Greenwood foi indicado ao Oscar de melhor trilha sonora original. O artista recebeu, até hoje, mais de 32 prêmios por seu trabalho musical no cinema.

Ouça o programa completo no player acima.

Claquete vai ao ar aos domingos, às 18h, nas rádios MEC FM e Rádio MEC, e às 17h, na Rádio Nacional FM Brasília.

Criado em 15/06/2021 - 16:26

Mais do programa