Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Claquete homenageia os 70 anos de Gustavo Santaolalla

Programa comemora a data tocando uma seleção de temas das trilhas sonoras de O Segredo de Brokeback Mountain e Diários de Motocicleta

Claquete

No AR em 08/08/2021 - 18:00

O Claquete dessa semana (8) é dedicado ao compositor e músico argentino Gustavo Santaolalla, nascido em 19 de agosto de 1951.

Em sua homenagem, o programa selecionou faixas das trilhas sonoras dos dramas O Segredo de Brokeback Mountain e Diários de Motocicleta.

O Segredo de Brokeback Mountain foi dirigido por Ang Lee em 2005 e estrelado por Jake Gyllenhaal, Heath Ledger e Michelle Williams. O filme narra o relacionamento proibido entre 2 cowboys e suas vidas paralelas ao longo de décadas. Por este trabalho, Gustavo Santaolalla ganhou o Oscar de melhor trilha sonora original, o Globo de Ouro de melhor música original e foi também indicado ao Grammy. O longa-metragem recebeu 141 prêmios e 132 indicações.

Diários de Motocicleta foi dirigido em 2004 pelo brasileiro Walter Salles e estrelado por Gael García Bernal, que deu vida ao jovem Che Guevara em sua viagem pela América do Sul, a qual teria fundamental impacto em suas escolhas futuras. Pela música Al Otro Lado del Río, o compositor Jorge Drexler ganhou o Oscar de melhor canção original. Walter Salles recebeu 2 prêmios em Cannes por este trabalho e foi ainda indicado a Palma de Ouro. Diários de Motocicleta levou 36 prêmios e 49 indicações.

Gustavo Santaolalla é uma das grandes referências contemporâneas em trilhas sonoras. O artista compôs até hoje mais de 50 trilhas para cinema e TV, ganhando mais de 30 prêmios, incluindo 2 Oscars.

Ouça o programa completo no player acima. 

Claquete vai ao ar aos domingos, às 18h, nas rádios MEC FM e Rádio MEC, e às 17h, na Rádio Nacional FM Brasília.

Criado em 05/08/2021 - 17:39

Mais do programa