Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Mazé Torquato Chotil fala sobre o livro “Mares Agitados: na periferia dos anos 70”

Conversa com o Autor

No AR em 08/12/2024 - 12:30

Mazé Torquato Chotil é jornalista e escritora. Nasceu em Glória de Dourados, Mato Grosso do Sul, morou em Osasco-SP e vive em Paris desde 1985. É Doutora pela Universidade Paris VIII e Pós-doutora pela Escola de Estudos Avançados em Ciências Sociais, a EHESS, em Paris. Tem quatorze livros publicados (cinco em francês). Entre eles destacam-se os seguintes títulos: Na sombra do ipê; No Crepúsculo da vida; Lembranças do sítio / Mon enfance dans le Mato Grosso; Lembranças da vila; Nascentes vivas para os povos Guarani, Kaiowá e Terena; José Ibrahim: O líder da grande greve que afrontou a ditadura; Trabalhadores Exilados; e Na rota de traficantes de obras de arte. “Mares Agitados: na periferia dos anos 70” é o livro mais recente.

Confira a entrevista completa no YouTube da emissora:

No Conversa com o Autor, Mazé Torquato Chotil fala para a jornalista Katy Navarro sobre a ideia central do livro “Mares Agitados: na periferia dos anos 70”. A história tem como personagem principal uma jovem estudante do ensino médio que deseja fazer faculdade. Com a falta de universidade na sua região, na época, como outros colegas de classe, migra para São Paulo e vai morar na periferia da Grande São Paulo. Em meados dos anos 70, num país sob ditadura, ele vai descobrir a maior cidade da América Latina, sua história, seus monumentos...

Vai buscar trabalho para financiar seus estudos, fazer amizade no colégio e se preparar para passar o vestibular. Esse é o desafio e a partir daí Mazé faz um registro também da história do Brasil.

Criado em 05/12/2024 - 00:44

Mais do programa