Na segunda partida das oitavas de final, a Colômbia não temeu o campeão mundial Uruguai e dominou todo o jogo. A vitória por 2 a 0 leva a seleção colombiana a sua melhor campanha em copas do Mundo, chegando pela primeira vez a uma quarta de final. O primeiro gol da vitória saiu aos 28 minutos do primeiro tempo dos pés do atacante James Rodríguez.Também foi dele o chute que definiu o placar de 2 a 0 logo aos 4 minutos do 2º tempo.
Agora, a Colômbia enfrenta o Brasil nas quartas de final na próxima sexta-feira (4), em Fortaleza, às 17 horas. No jogo anterior, o Brasil venceu o Chile nos pênaltis em jogo dramático e com grandes defesas de Júlio César.
Confira a cobertura da EBC na Copa do Mundo
Acesse a tabela de jogos e classificação
Histórico da partida
O Uruguai chegou a campo sem uma das suas principais estrelas, Luiz Suárez, que foi suspenso após morder um jogador italiano. No seu lugar, o técnico Oscar Tabárez colocou Forlán, astro da seleção na Copa de 2010.
Mas nem ele e nem Cavani conseguiram criar dificuldades à defesa colombiana. A Colômbia não perde uma partida oficial há 11 jogos, contando com essa vitória nas oitavas. Somente tinha perdido em 2012, em disputa pelas eliminatórias e derrotado, justamente, pelo Uruguai.
A Colômbia veio de uma ótima primeira fase, vencendo todas as partidas e contando com um grande apoio da torcida brasileira e colombiana. Durante o jogo, os colombianos estiveram mais presentes no ataque, tentando finalizar mais. O Uruguai não conseguiu armar jogadas de perigo e marcou várias faltas na tentativa de parar o ataque colombiano - Cuadrado foi o que mais sofreu com as entradas dos uruguaios.
Tabárez mudou o esquema tático em busca do empate e os jogadores do Uruguai começaram a fazer vários cruzamentos na defesa colombiana, que paravam na mão do experiente goleiro Ospina.
Leia mais notícias sobre a Copa do Mundo
Gols da vitória e liderança na artilharia
Aos 28 minutos, James Rodriguez recebe um passe, mata no peito e chuta de primeira para o canto direito do gol de Muslera. O chute de surpresa enganou a surpresa, bateu na trave e caiu atrás do goleiro uruguaio, tornando-se um dos gols mais bonitos desta edição do Mundial.
Na volta para o 2º tempo, a Colômbia continuou com a mesma equipe. O segundo gol também saiu deRodríguez. Ele recebeu o passe de Cuadrado e não encontrou dificuldades para converter contra o gol de Muslera. Com esse gol, Rodríguez se torna o artilheiro absoluto da Copa do Mundo, com cinco gols, a frente de Müller (Alemanha), Neymar (Brasil) e Messi (Argentina), que tem quatro cada um.
Confira fotos da partida:
Ficha do jogo: 28 de junho de 2014
Tempo regulamentar: Colômbia 2 x 0 Uruguai
Colômbia: D. Ospina, J. Zúñiga, C. Zapata, M. Yepes, Armero, Cuadrado (Guarín), A. Aguilar, C. Sánchez, James Rodríguez (Adrián Ramos), Gutiérrez (Mejía), J. Martínez | Técnico: José Pekerman.
Uruguai: F. Muslera, M. Cáceres, J. Giménez, D. Godín, Á. Pereira (Gastón Ramírez), M. Pereira, González (Abel Hernández), E. Arévalo, Rodriguez, E. Cavani, D. Forlán (Stuani) | Técnico: Óscar Tabárez.
Árbitro: Bjorn Kuipers (Holanda)
Auxiliares: Sander Van Roekel (Holanda) e Svein Moen (Noruega)
Cartões amarelos: Armero (Colômbia), José Giménez (Uruguai)
Países da Copa: conheça um pouco mais sobre o Uruguai
Países da Copa: conheça um pouco mais sobre a Colômbia