O Maracanã recebeu, neste domingo (15), às 19h, a primeira partida de uma Copa do Mundo desde a final de 1950. Em campo, estiveram a bicampeã Argentina, uma das grandes favoritas ao título e liderada por Lionel Messi, e a desconhecida Bósnia, que faz estreia em mundiais, em jogo válido pelo grupo F. O cenário favorável para a seleção mais tradicional animava os apaixonados torcedores que chegaram ao Brasil para apoiar a equipe, porém com placar de 2 a 1 em cima da rival e pouco futebol, a partida não foi considerada espetáculo: os gols foram de Kolasinac (Bósnia, contra), aos dois minutos do primeiro tempo; de Lionel Messi (Argentina), aos 19 do segundo tempo; e de Ibisevic (Bósnia), aos 38 do segundo tempo.
No Portal EBC: todas as informações sobre Argentina 2 x 1 Bósnia
"Sabemos que a Bósnia conta com bons talentos individuais, principalmente com o centroavante Dzeko. O segredo será não pensar que pode ser fácil. Também não podemos jogar relaxados", disse o zagueiro Garay, em entrevista ao site da Fifa. "O objetivo agora deve ser apenas vencer a Bósnia." A entrevista foi realizada dias antes da partida, e se concretizou, mas sem surpresa, na avaliação do comentarista esportivo das Rádios EBC, Jorge Ramos. Ouça o pós-jogo aqui, no player acima.
A partida entre Argentina e Bósnia começou às 19h e teve transmissão a partir das 18h30 pelas Rádios EBC (confira a lista das emissoras) pelo Portal EBC.
Além das Rádios EBC, a rede pública de rádios (formada por 24 emissoras de todo o país) retransmitem a o jogo de abertura da Copa do Mundo. Para acompanhar a partida pelo seu computador, clique no player ao lado ou acesse o site das Rádios EBC. Você também pode baixar o aplicativo Rádios EBC no seu smartphone ou tablet e seguir a transmissão pelo seu dispositivo móvel. A transmissão via internet é restrita ao território nacional.
Acompanhe a cobertura da Copa do Mundo na EBC
O time do técnico Alejandro Sabella que estreou na Copa teve Romero, Zabaleta, Garay, Fernandez e Rojo, Mascherano, Gago, Messi e Di Maria, Lavezzi e Aguero.
Já o time base da Bósnia, do técnico Safet Sucic, que estreia em Copa do Mundo tem Begovic; Mujdza, Spahic, Kolasinac e Salihovic; Besic e Pjanic; Hajrovic, Misimovic e Lulic; Dzeko.
Lionel Messi, um dos melhores jogadores do mundo (ganhou quatro vezes o troféu Bola de Ouro) dispensa comentários e é a grande esperança da Seleção Argentina, embora esteja bem acompanhado de estrelas como Di Maria e Aguero.
O craque da Bósnia é Edin Dzeko, que fez 26 gols em 48 jogos pelo Manchester City. Ele foi considerado um dos destaques da conquista do campeonato inglês. Ele tem 28 anos e joga pela seleção local desde 2007.
Argentina e Bósnia se enfrentaram duas vezes em amistosos com vitórias da equipe sul-americana. Os europeus nunca marcaram um gol.
Nas eliminatórias, a Argentina conquistou vaga com facilidade. Ficou em primeiro lugar com 32 pontos.
A Bósnia foi a melhor no grupo G das eliminatórias europeias. Ficou com 25 pontos, em uma chave que tinha, entre outras equipes, a Grécia e a Eslováquia.
O trio de arbitragem é todo de El Salvador. Joel Aguilar apita o jogo, auxiliado por William Torres e Juan Zumba. O idioma facilita a comunicação com a Argentina.
É o primeiro jogo da Copa de 2014 no lendário estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, que foi entregue em 1950 para o mundial daquele ano. Com a reforma, o Maracanã ficou com 74.689 lugares. Saiba mais
Ficha do jogo
Argentina X Bósnia
Data: 15 de junho de 2014
Horário: 19h
Estádio:Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Joel Aguilar (El Salvador)
Auxiliares: William Torres e Juan Zumba (El Salvador)
Transmissão: Rádio Nacional do Rio de Janeiro para rede pública de rádios
* Com informações da Fifa.
Países da Copa: Argentina é maior rival do Brasil
Países da Copa: Bósnia chega confiante ao Mundial no Brasil