O Núcleo de Radiodramaturgia EBC está apresentando peças de radioteatro durante as transmissões da Jornada Esportiva pela Rádio Nacional do Rio de Janeiro, que encabeça a Rede de Rádios Públicas da EBC, durante a Copa do Mundo de 2014.
As peças são baseadas nas 5 vitórias do Brasil em Copas do Mundo: 1958, 1962, 1970, 1994 e 2002. E em cada uma delas um encontro inusitado, possível apenas sob o olhar da ficção, será levado aos ouvintes.
Nesta última edição, a série Contos da Copa revisita o Maracanazo. A Copa do Mundo de 1950 teve sua final realizada em pleno Maracanã – o inesquecível jogo em que o Brasil perde a Copa daquele ano para o Uruguai. A final da Copa do Mundo de 2014 também acontecerá no Maracanã e a série Contos da Copa relembra esse momento histórico com uma mensagem otimista.
As personagens da ficção Tunica Oliveira e Georgia Moreira recebem a visita inusitada de dois importantes personagens da vida real: o locutor Jorge Curi e o repórter Cesar de Alencar, que fizeram a transmissão da Copa de 1950 pela Rádio Nacional. E juntos, personagens reais e da fantasia, vão reviver o Maracanazo com uma pergunta: e se o Brasil tivesse ganho aquela Copa do Mundo? Como teria sido? São respostas possíveis só quando ficção e realidade se encontram, principalmente na final de uma Copa do Mundo, no Brasil.
Contos da Copa – Um novo Maracanazo verde-e-amarelo
Roteiro e direção: Fabiano de Freitas
Produção: Nely Coelho
Elenco: Joice Marino, Luiz Octavio Moraes, Marília Martins e Mauricio Lima
Músicas originais, sonoplastia e finalização: Leo Tucherman
Operador de Áudio: Peter
Locução: Glaucia Araújo
Realização: Núcleo de Radiodramaturgia EBC e SOARMEC.
Contos da Copa: o Mundial de 1958
Contos da Copa: o Mundial de 1962
Contos da Copa: o Mundial de 1994
Contos da Copa: o que Dondinho diria a Pelé na final de 70?
Contos da Copa: Quais conselhos Telê daria a Felipão em busca do hexa?
Contos da Copa: lances polêmicos do Mundial são lembrados com humor