Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Cotidiano fala sobre câncer de ovário

A sobrevida da paciente está diretamente relacionada ao diagnóstico precoce da doença, alerta a oncologista Graziela Zibetti Dal Molin

No AR em 09/05/2017 - 12:22

O programa Cotidiano desta segunda-feira (8) entrevistou a oncologista do Comitê Científico do Instituto Lado a Lado pela Vida Graziela Zibetti Dal Molin. Ela fala sobre o câncer de ovário e da importância de conhecer os sintomas da doença para poder salvar vidas.

O câncer de ovário é hoje o oitavo câncer mais comum nas mulheres no Brasil e é um tumor extremamente agressivo. Hoje é a principal causa de morte por tumores ginecológicos em todo o mundo, diz a oncologista.

​A oncologista explica que a sobrevida da paciente está diretamente relacionada com o diagnóstico precoce da doença. É uma doença silenciosa, o que faz retardar a procura de um médico especialista. Não existe nenhum exame preventivo que sirva como rastreamento para as pessoas. Ela esclarece que o papanicolau só serve para o diagnóstico de câncer de colo de útero. Graziela recomenda que se procure um médico, de preferência ginecologista, se apresentar alterações menstruais, sangramento vaginal, dor pélvica e/ou inchaço abdominal, constipação, mudanças no funcionamento do intestino, necessidade urgente e frequente de urinar.

Saiba mais no player acima.

O Cotidiano vai ao ar de segunda a sexta, das 14h às 15h, na Rádio Nacional AM Brasília. A apresentação é de Luiza Inês.

Criado em 09/05/2017 - 13:07