A maioria das causas da halitose, o mau hálito, está em bactérias que se concentram na boca. Ouça a entrevista no áudio acima e saiba como ter um hálito fresco.
São mais de 400 germes que vivem na boca, em equilíbrio com o organismo, mas que também podem se proliferar quando não há boa higienização. Recomenda-se limpeza da língua, em jejum, para tirar o excesso de um muco que se acumula durante o sono e que é meio de cultura para a proliferação de bactérias. De acordo com a diretora-assessora da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial, Renata Dutra, o certo é usar limpadores ou raspadores de língua e não a escova. Ouça a entrevista no quadro Diário da Saúde, do programa Cotidiano, clicando no áudio acima.
Onde está a causa o mau hálito?
"Cerca de 90 por cento das causas do mau hálito estão na boca. Existem também algumas causas, aproximadamente 10 por cento, que podem estar relacionadas a outros órgãos, outras localizações do organismo".
Renata Dutra,
É comum ter mau hálito pela manhã?
"A gente, na maioria das vezes, acorda com mau hálito. É importante uma limpeza da língua, quando acordamos, em jejum. Durante a noite, a boca fica seca e o ressdcamento da mucosa bucal é uma das causas de proliferação das bactérias. Essa escovação da língua é justamente para tirar esse excesso de muco".
Renata Dutra,
Como se limpa a língua?
"O ideal é que usem raspadores de língua. A escova de dente é muito agressiva à mucosa da língua e pode até causar outros problemas".
Renata Dutra.
O programa Cotidiano vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 14h, na Nacional de Brasília, com apresentação de Luiza Inez.