De acordo com o dermatologista Erasmo Tokarski, o calor pode ocasionar várias doenças de pele. O primeiro exemplo que ele dá é a brotoeja, uma das doenças mais frequentes nesta época de verão, em função do calor. Elas surgem com o suor e uma coceira que ataca principalmente os mais os gordinhos. Banhos frequentes, sem sabão, aliviam muito e podem ser tratadas com pasta d'água.
O dermatologista fala ainda do bicho geográfico que pode aparecer nos pés, nas costas e às vezes, no bumbum, em função de um micróbio que o cão deixa nas fezes. "É uma doença que acontece muito na praia", afirma Erasmo Tokarski.
Já o bicho de pé que coça muito, dá muito em lugares de poeira. Ele pode ser eliminado com uma agulha, retirando a cápsula dele, porque se não tirar tudo, ele volta.
Ouça dicas de como evitar e como tratar esse tipo de doenças nesta entrevista ao programa Cotidiano, que vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 14h, na Rádio Nacional de Brasília, com apresentação da jornalista Luiza Inez.