As lesões mais frequentes são as musculares, de tendões, dos ligamentos, das articulações e até as fraturas que não chegam a romper o osso, mas que causam dores e limitam as atividades.
De acordo com o médico radiologista, Marcos Madureira, todos nós quando estamos praticando uma atividade sentimos algumas dores musculares, mas persistimos em manter a atividade. Porém, a recomendação é procurar um profissional para que a situação não se agrave.
Quando a pessoa já tem o hábito de fazer atividade física é mais fácil identificar o limite, mesmo que seja uma dor muscular por fadiga. "No caso da corrida, o esporte exerce muito impacto, tanto sobre os ossos, como nos músculos e principalmente nos tornozelos e joelhos. A recomendação é praticar a corrida com orientação, vestimentas e calçados adequados e acompanhamento, que pode ser com um educador físico ou um especialista em medicina do esporte", diz o médico.
Ouça mais:
Forma física não está ligada só a beleza, mas a saúde também
Saiba mais sobre como prevenir lesões nos esportes nesta entrevista ao programa Cotidiano, que vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 14h, na Rádio Nacional de Brasília, com apresentação da jornalista Luiza Inez.