O HPV - papiloma vírus humano - é um vírus em que a principal forma de transmissão é a sexual e o grande problema é que além de causar verrugas que se chama Condiloma, ele pode causa o câncer colo de útero. Vacina vem sendo ministrada em meninas adolescentes a partir dos 11 anos em todo país desde 2013.
Confira também: Vacina contra HPV
De acordo com a presidente da Comissão de Vacinas da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia, Nilma Antas Neves, as vacinas são as formas mais seguras de prevenção na medicina, e a imunização contra a doença é segura. A vacina HPV tem mais de 170 milhões de doses aplicadas no mundo. No Brasil, quatro milhões de meninas já foram vacinadas desde o início da campanha.
O câncer de colo de útero no Brasil é o terceiro mais frequentes entre as mulheres, e o terceiro que mais mata. Em 2014, se estima que foram mais de 15 mil novos casos, e cinco mil destes levando à morte.
É bom lembrar que além da vacina, o câncer de colo do útero pode ser prevenido com o exmae Papanicolau, que deve ser feito anualmente.
Saiba mais sobre a vacina HPV nesta entrevista ao programa Cotidiano, com a jornalista Luiza Inez, na Rádio Nacional de Brasília.