Estresse é nada mais que o disparo do hormônio cortisol no organismo. Porém, o excesso prejudica muito a qualidade de vida, pois influencia negativamente na vida das pessoas. Vários hábitos nos colocam em situações de estresse e somos nós quem criamos as situações. A falta de equilíbrio é a causa de tudo.
Ouça também:
Médicos explicam a síndrome do pânico e situações de estresse
Por este motivo, o programa Cotidiano desta quinta-feira (22) entrevistou o fundador e presidente da Sociedade Brasileira de Inteligência Emocional, Rodrigo Fonseca, que falou aos ouvintes da Rádio Nacional de Brasília de que forma as atitudes estressadas podem influenciar na vida das pessoas e como elas devem agir para viver com uma boa qualidade psicológica e emocional.
Rodrigo Fonseca explicou que estes hábitos começam desde cedo, na infância, quando nossos pais nos comparam entre irmãos e com outros. Segundo ele, o ato de comparar as pessoas é muito ruim, uma vez que todas são completamente diferentes uma da outra.
Para o presidente da Sociedade Brasileira de Inteligência Emocional, a solução é se comparar consigo mesmo e enxergar suas próprias qualidades. Comparações sobre como você era antes e no que você melhorou e fixar o pensamento de nunca tentar ser igual a ninguém podem contribuir para uma melhor qualidade de vida.
Fonseca ressaltou, ainda, que, ao focar naquilo que é positivo e pensar que você não é igual a ninguém, tudo pode mudar, porque cada um tem muitas qualidades. Ele contou que uma pesquisa identificou que a maioria dos seres humanos se liga no que pensa a chamada “massa” da população, ou seja, no que a maioria das pessoas pensa. Para Rodrigo Fonseca, se você quer ser feliz, deve fazer o oposto que a tal “massa” faz, porque a maioria das pessoas está infeliz ultimamente.
Ouça a íntegra da entrevista nesta edição do Cotidiano.
O programa vai ao ar de segunda a sexta, às 14h, na Rádio Nacional de Brasília, uma emissora da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). A apresentação é da jornalista Luiza Inez.