Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Método contraceptivo de longa duração é recomendado para jovens

Recomendação é das novas diretrizes internacionais

Novas diretrizes internacionais recomendam o uso de métodos contraceptivos de longa duração para mulheres mais jovens, inclusive adolescentes. O quadro Diário da Saúde do programa Cotidiano, conversou com o ginecologista José Bento.

 

O médico explicou que o método contraceptivo de longa duração é aquele que a mulher coloca dentro do organismo e não se preocupa com ele por um período longo, de três, cinco e até dez anos. Esse tipo de contracepção pode ser feita por meio dos implantes, que são os tubetes colocados debaixo da pele, ou dentro do útero, chamado sistema intrauterino ou o dispositivo intrauterino, conhecido como DIU, detalhou José Bento.

 

Ouça também: Hábitos de estresse podem influenciar negativamente na vida das pessoas

 

De acordo com o ginecologista, métodos de contracepção de longa duração são indicados para mulheres mais jovens, principalmente, porque são elas que mais esquecem de tomar o anticoncepcional oral e isto traz malefícios ao organismo da mulher, como irregularidade no ciclo menstrual, no sangramento e o risco de engravidar.

 

José Bento também alerta para o perigo do uso da pílula do dia seguinte de forma rotineira. Segundo ele, o contraceptivo de emergência é uma bomba de hormônios e traz alterações gerais ao organismo da mulher e a longo prazo provocar o aparecimento de um mioma, um pólipo, cistos no ovário e até um câncer.

 

Ouça a entrevista completa clicando no player do topo da matéria!

 

O programa Cotidiano vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 14h, na Rádio Nacional de Brasília, com apresentação da jornalista Luiza Inez.



Criado em 22/01/2015 - 21:26 e atualizado em 23/01/2015 - 09:48