A Fundação Dorina Nowill para Cegos atua há 69 anos facilitando a inclusão de crianças, jovens e adultos cegos e com baixa visão, por meio de serviços gratuitos e especializados de reabilitação, educação especial, clínica de visão subnormal e programas de empregabilidade.
Atualmente, a instituição é referência na produção de livros e revistas acessíveis nos formatos braille, áudio e digital DAISY, distribuídos gratuitamente para pessoas com deficiência visual e para mais de 2500 escolas, bibliotecas e organizações em todo o Brasil.
O superintendente da Fundação Dorina Nowil, Adermir Ramos da Silva Filho, conta um pouco da história de Dorina. Ela foi uma educadora e que ficou cega aos 17 anos. Antes dos 30 anos ela tinha em mente um projeto para a inclusão de livros na vida de pessoas com deficiência visual. Ela criou a fundação, que tinha o nome de Fundação para o Livro do Cego no Brasil, e a partir daí iniciou o trabalho e no começo os livros eram transcritos à mão.
Ouça na íntegra a entrevista e conheça mais sobre a Fundação.
Você também pode participar do programa Cotidiano? Basta ligar para a produção do Cotidiano ou mandar sua pergunta por e-mail. O telefone é (61) 3799-5161 e o email: luizar@ebc.com.br.
Ouça mais:
Fundação publica clássicos infantis para crianças com deficiência visual
O Cotidiano vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 14h, na Rádio Nacional de Brasília, com apresentação de Luiza Inez.