Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

No Dia Internacional da Saúde Bucal confira as dicas dos dentistas

Estruturas saudáveis da boca são importantes como manutenção do bem

Esta sexta-feira (20) é Dia Internacional da Saúde Bucal. Sobre o assunto o Tarde Nacional conversou com o cirurgião dentista especializado em pacientes diferenciados como cardíacos, oncológicos e da terceira idade, Luís Marcelo Sêneda.

 

O dentista elaborou um Guia da Saúde Bucal, onde salienta que uma das doenças mais comuns que atinge cerca de 80% da população é a periodontal, ou da gengiva, ou seja, toda estrutura que dá sustentação ao dente na cavidade bucal.

 

De acordo com Luis Marcelo, muitas vezes as pessoas não procuram atendimento no momento certo, mas sim quando têm efeito colateral, como a halitose (mau hálito) ou dor. Então, a orientação para o paciente é a prevenção: higienização, utilização do fio dental, tipos de alimentos, tudo isto faz parte, para que se tenha uma boca saudável.

 

Segundo o dentista, os piores alimentos que podem prejudicar a saúde da boca são açúcar e os gordurosos. Os melhores são os fibrosos como as frutas, a maçã por exemplo. Já o álcool e o cigarro são fatores que predispõem ao câncer de boca, maior chance de doença periodontal e de perder dentes.

 

Ouça esta entrevista ao programa Cotidiano, com a jornalista Luiza Inez, na Rádio Nacional de Brasília.



Criado em 20/03/2015 - 19:51 e atualizado em 20/03/2015 - 17:29