Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

15 milhões de brasieliros sofrem com artrose

Artrose ataca as articulações e é a terceira maior causa de

80% da população mundial com mais de 65 anos sofre de artrose, segundo a Organização Mundial da Saúde. No Brasil, 15 milhões de pessoas sofrem com a doença, de acordo com números do Ministério da Saúde. Sobre o assunto, o programa Cotidiano conversou nesta segunda-feira (13) com o médico ortopedista, Leônidas Bonfim.

 

Confira também: Brasília sedia esta semana 1° Seminário de Pesquisa Clínica Brasil

 

Ele conta que a artrose é basicamente um problema degenativo das articulações gerado por uma inflamação. "A doença envolve tanto as cartilagens, ossos e pode ocorrer em todas as articulações do corpo, incluindo joelhos, coluna, mãos, com muita dor e deficit de movimento com rigidez", explica. Segundo Bonfim praticamente não existe diferença entre artrose e artrite, ambas são inflamações.

 

Como é uma doença degenativa, normalmente a artrose se manifesta a partir dos 45 a 50 anos, o médico conta que não se sabe ao certo o motivo que gera o aparecimento da doença, mas já se sabe que o paciente também pode ter artrite como consequência de uma fratura mal tratada ou devido a um trauma de repetição.

 

Leônidas Binfim conta que o principal sintoma é a dor. Logo, se sentir dor nas articulações, o paciente deve procurar um ortopedista ou reumatologista. Existem também outros sinais como aumento de volume, estralos, crepitações e rigidez, mas esses sintomas só se apresentam numa fase mais avançada da doença.

 

Saiba mais sobre Artrose, sintomas, diagnóstico, tratamento e a prevenção nesta entrevista ao programa Cotidiano, com a jornalista Rejane Limaverde, na Rádio Nacional de Brasília.



Criado em 13/04/2015 - 20:04 e atualizado em 13/04/2015 - 17:01