Apenas 62% das pessoas que possuem hipertensão arterial sabem que têm a doença. Destes apenas 18% a tratam. Como a pressão alta não causa nenhum tipo de sintoma, a pessoa precisa verificar sua pressão para saber se tem algum problema.
O médico cardiologista, Lucimir Maia, convidado do programa Cotidiano, explica que é comum pacientes chegarem ao consultório sem nunca terem medido a pressão. "O problema é que as pessoas esperam sentir alguma coisa como dor de cabeça ou uma tontura, mas isso é mito".
Lucimir Maia conta que a hipertensão funciona como se fosse um martelinho que bate dentro dos vasos sanguíneos, e quanto mais alta, esse martelinho se torna uma marreta que machuca os vasos. Com o passar do tempo causa dano no cérebro, nos olhos, no coração, nos rins e traz complicações que podem levar a morte. Doenças do coração são as maiores causas de óbito no Brasil.
O médico diz que um dos fatores que contribui para o aumento da pressão é o cigarro. Se a pessoa tem hipertensão e fuma, ela possui um risco maior para desenvolver complicações.
Saiba mais sobre hipertensão arterial e como tratar a doença adequadamente nesta entrevista ao programa Cotidiano.
Ouça mais:
Reta final para a entrega da declaração do Imposto de Renda
Cotidano vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 14h, na Rádio Nacional de Brasília, com a jornalista Luiza Inez Vilela.