As queimaduras estão entre os acidentes domésticos mais comuns. Agentes como água fervente, óleo quente ou vapor podem causar sérios danos à pele e outros tecidos do corpo. A radiação e substâncias químicas também podem provocar lesões como bolhas e vermelhidão.
O dermatologista Ricardo Fenelon alerta para o perigo de tratar queimaduras domésticas com substâncias inadequadas. Manteiga, margarina, creme dental, açúcar ou mel sobre o ferimento, no momento do acidente, devem ser evitadas.
Ele explica que em caso de queimaduras de primeiro grau, aquelas que atingem só as camadas superiores da pele, sem formação de bolhas, limitando-se a causar vermelhidão, inchaço e dor, a primeira providência a tomar é lavar o local com água limpa e aplicar sobre a área atingida compressas de água fria. Essa medida irá aliviar a dor e diminuir o edema. “A queimadura pode provocar a destruição parcial ou total da pele e até de outras estruturas situadas abaixo dela, como músculos, tendões e ossos”, diz Ricardo Fenelon.
Confira na íntegra a entrevista no Cotidiano.
Ouça mais:
Mais de 6 mil mulheres são diagnosticadas com câncer de ovário no Brasil
Cotidiano vai ao ar de segunda a sexta, às 14h, na Rádio Nacional de Brasília, com apresentação é de Rejane Limaverde.