Esteatose é uma doença silenciosa e pode causar cirrose. Causada pela gordura no fígado, a enfermidade pode evoluir para inflamação crônica e câncer. Algumas vezes o pneuzinho indesejado na região abdominal pode representar diversos problemas de saúde, um deles é a esteatose, doença que pode atingir crianças, jovens e adultos. Caracterizada pelo excesso de gordura no fígado, a esteatose causa alterações nas enzimas do órgão e no sangue. E, quando não tratada com os devidos cuidados, pode evoluir para cirrose e até mesmo um câncer.
O hepatologista da Carlos Eduardo Sandoli Baía explica que o excesso de peso está fortemente ligado ao excesso de gordura no fígado. "No entanto, tem gente que não é obeso e tem gordura no fígado", diz. O médico alerta que a esteatose só vai passar a ser um problema preocupante em termos de saúde pública devido ao aumento de índice de obesidade.
Quanto à prevenção, Carlos Eduardo alerta que é preciso adotar uma vida mais saudável com atividades físicas, consumo de frutas, verduras e legumes e evitar o consumo exagerado de bebidas alcoólicas.
O hepatologista também alerta que o uso indiscriminado de antibiótico pode causar malefícios tanto para a saúde pessoal como para a saúde pública.
Conheça mais sobre a doença nesta entrevista ao Cotidiano.
O Cotidiano vai ao ar de segunda a sexta, às 14hs, na Rádio Nacional de Brasília, com apresentação de Rejane Limaverde.