Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Já ouviu falar sobre esteatose? Conheça mais sobre essa doença silenciosa

Causada pela gordura no fígado, enfermidade pode evoluir para

Esteatose é uma doença silenciosa e pode causar cirrose. Causada pela gordura no fígado, a enfermidade pode evoluir para inflamação crônica e câncer. Algumas vezes o pneuzinho indesejado na região abdominal pode representar diversos problemas de saúde, um deles é a esteatose, doença que pode atingir crianças, jovens e adultos. Caracterizada pelo excesso de gordura no fígado, a esteatose causa alterações nas enzimas do órgão e no sangue. E, quando não tratada com os devidos cuidados, pode evoluir para cirrose e até mesmo um câncer.

 

O hepatologista da Carlos Eduardo Sandoli Baía explica que o excesso de peso está fortemente ligado ao excesso de gordura no fígado. "No entanto, tem gente que não é obeso e tem gordura no fígado", diz. O médico alerta que a esteatose só vai passar a ser um problema preocupante em termos de saúde pública devido ao aumento de índice de obesidade.

 

Quanto à prevenção, Carlos Eduardo alerta que é preciso adotar uma vida mais saudável com atividades físicas, consumo de frutas, verduras e legumes e evitar o consumo exagerado de bebidas alcoólicas.

 

O hepatologista também alerta que o uso indiscriminado de antibiótico pode causar malefícios tanto para a saúde pessoal como para a saúde pública.

 

Conheça mais sobre a doença nesta entrevista ao Cotidiano.

 

O Cotidiano vai ao ar de segunda a sexta, às 14hs, na Rádio Nacional de Brasília, com apresentação de Rejane Limaverde.



Criado em 15/05/2015 - 18:20 e atualizado em 15/05/2015 - 15:21