Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

IBGE aponta que maioria da população idosa apresenta alguma doença crônica

Levantamento aponta que 80% da população idosa apresentam doença

Um levantamento feito pelo do IBGE sobre a saúde na terceira Idade aponta que 80% da população idosa apresentam doença crônica e 33% apresentam 3 ou mais limitações funcionais.  Para saber como se cuidar e prevenir estas doenças o Cotidiano conversou com o médico geriatra, Clóvis Cechinell.  Segundo o médico para envelhecer com qualidade de vida tem que prestar atenção a alguns cuidados relacionandos a várias coisas. Para fazer 60 com boa qualidade de vida é importante acompanhar todas as doenças crônica, fazer exercícios físicos, te uma alimentação adequada e largar todos os vícios como tabagismo e bebida alcóolica.

 

A partir dos 60 anos aparece uma série de doenças e é por isto que é necessário intensificar as visitas ao médico, porque caso surja alguma coisa, dá tempo de fazer o diagnóstico precoce e tenha maior possibilidade de terapêutica. Os exames mais frequentes nesta idade devem ser os de colesterol, creatinina, para verificar o funcionamento dos rins, glicemia de jejum, hemograma, tireóide e vitamina D. São os smais básicos, além da mamografia e Papanicolau.

 

Já para os homens, os exames específicos são o PSA, por causa do câncer de Próstata, lembrando que o exame de toque retal é complemento do PSA. O ideal é que mesmo não tendo nenhuma problema, é necessário ir ao médico a cada ano. Acompanhar a visão é interessante porque muitas doenças são manifestadas na visão, por exemplo diabetes e hipertensão.

 

Saiba mais sobre os cuidados com a saúde em geral na terceira idade, nesta entrevista ao Cotidiano, com a jornalista a Luiza Inez Vilela, na Rádio Nacional de Brasília.



Criado em 17/06/2015 - 20:45 e atualizado em 17/06/2015 - 18:10