Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Dente do siso: mitos e verdades

Especialista explica que no passado era chamado o dente do juízo

Quem nunca já ouviu falar que o dente siso é o dente do juízo? Popularmente o siso ganhou esse apelido porque costuma nascer por volta dos 18 aos 20 anos. Ele é o terceiro molar da arcada dentária humana. O primeiro molar nasce aos 6 anos de idade, o segundo aos 12 anos e o terceiro aos 18 ou 20 anos. Segundo o presidente do Colégio Brasileiro de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo Facial, José Nazareno Gil, o que ocorre atualmente é que com tendência de usar menos os dentes para mastigar, com o passar dos anos, esse dente passu a não ter mais espaço na mandíbula, então é comum que ele fique impactado dentro do osso e aí é necessário ser removido.

 

"O siso é um dente normal mas hoje muito poucas pessoas conseguem ter os dentes sisos em condições de uma mastigação normal. Quatro em cada cinco pessoas têm o dente siso, só que poucos têm ele funcionando na boca. Na maioria das vezes e como sendo o último dente, parte dele fica na boca e parte dentro da gengiva, isto causa inflamação. Aquelas pessoas em que o dente siso fica incluso, devem removê-lo, porque ficando dentro do osso pode propiciar infecções, tumores e cistos", informa.

 

Para retirar o dente siso é uma cirurgia simples, com recuperação rápida, exigindo apenas bolsa de gelo, higiene bucal e os remédios prescritos em 48 horas. O dentista aconselha que os quatro sisos sejam retirados. Caso não respeite as recomendações médico, pode ter um pós-operatório mais demorado e dolorido.

 

Saiba mais sobre o assunto nesta entrevista ao programa Cotidiano, com a jornalista Luiza Inez Vilela, na Rádio Nacional de Brasília.



Criado em 01/06/2015 - 17:53 e atualizado em 01/06/2015 - 18:11