Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Ritalina: especialista alerta para riscos do uso indevido do medicamento

Chamada “droga da obediência”, indicada para pessoas com deficit de

A Ritalina, a chamada de “droga da obediência”, é indicada para o tratamento de várias doenças e distúrbios, como TDAH – Transtorno de Deficit de Atenção e Hiperatividade. O medicamento foi pauta do programa Cotidiano, que conversou com o médico neurologista Ricardo Campos.

 

De acordo com o neurologista, o medicamento aumenta a concentração, a capacidade de atenção seletiva, mas em outros casos, o remédio não vai atuar.

 

O médico explica a Ritalina é chamada de droga da obediência porque os pais, cansados de ver os filhos sem nenhuma concentração ou mais dispersos, dão o medicamento para torná-los mais “obedientes”, por isso o apelido. “Mas na verdade, isso é mais um mito”, diz.

 

O remédio só atua quanto existe de fato alterações de comportamento, que são expressão de alterações da química cerebral. Pessoas que sofrem de TDAH têm uma concentração anormal de neurotransmissores como a noradrenalina e a dopamina. É para corrigir esse desequilíbrio a concentração dessas substâncias, que a Ritalina é indicada.

 

Ricardo Campos alerta que existem riscos para quem usa a Ritalina, mesmo com indicação médica, e por isso, é necessários que o paciente faça uma série de exames antes da prescrição do medicamento. Ele afirma que é comum o desenvolvimento de arritmias, da pressão intracraniana e arterial, até crise epilépticas podem ser induzidas ao uso da Ritalina, afirma.

 

A Ritalina também tem ganhado uma nova conotação: é a “droga dos concurseiros”. Sobre o uso indiscriminado do medicamento por pessoas que estão estudando para concurso público, o médico afirma que a medicação não tem capacidade de turbinar cérebro, ou aumentar as capacidades mentais. “Mesmo que eu use essa medicação, ela não vai aumentar minha capacidade de agregar informação, a medicação não vai sedimentar mais raciocínio ou mais aprendizado”, ressalta Campos.

 

Saiba mais sobre os mitos e verdade sobre o uso da Ritalina nesta entrevista que foi ao ar na quarta-feira (24). Ouça no player no topo da matéria!

 

O Cotidiano vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 14h, na Rádio Nacional de Brasília, com a jornalista Luiz Inez Vilale.



Criado em 29/06/2015 - 12:44 e atualizado em 29/06/2015 - 10:08