Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Cotidiano: professora explica concordância verbal utilizando porcentagens

Tem dúvidas da língua portuguesa? Pergunte ao Cotidiano

No programa Cotidiano desta segunda-feira (1°) a professora de português, escritora e colunista, Dad Squarisi tirou a dúvida do ouvinte Leandro Martins sobre concordância verbal utilizando porcentagens. Ela explica que quando se fala 1,3% dos contribuintes, por exemplo, pode-se colocar o verbo no singular ou no plural, concordando com o número 1 antes da vírgula ou concordar com o que vem a seguir: contribuintes. Então a frase poderia ficar 1,3% dos contribuintes deixa tudo para última hora; já no segundo exemplo, "1,8% da população", o verbo que vem a seguir tem que vir no singular. Agora, no caso de "18% dos meninos", o verbo é sempre no plural, porque ele concorda com o númeral.

 

A ouvinte Silvana, da cidade de Samambaia, ligou para o Cotidiano e quis saber o plural da palavra cristão. A professora explica que basta acrescentar o S. Por exemplo: cristão - cristãos, mão - mãos, irmão - irmãos, cidadão - cidadãos.

 

A Gina, que mora no Guará, tem a dúvida do que é mais correto utilizar:  "espinha de peixe" ou "espinho de peixe". Dad Squarisi diz que peixe não tem espinho, peixe tem espinha. Já o porco-espinho tem espinho, a rosa tem espinho, espinho do pequi.

 

O Zé Maria, morador do Guará, tem dúvida no uso de "em vez de" ou "ao invés de". As duas construções existem, mas o significado não é o mesmo. Por exemplo, quando eu digo "ao invés de" eu estou dizendo "ao contrário de". Por exemplo: viveu ao invés de viver, comeu ao invés de fazer jejum, ficou em casa ao invés de sair. Quando eu digo "em vez de" eu estou dizendo "em lugar de". Por exemplo comeu peixe em vez de carne, comprou a bolsa vermelha em vez de comprar a preta.

 

Confira as dicas da professora Dad Squarisi, colunista de jornais de circulação nacional e escritora, nesta entrevista ao quadro "É Assim Que se Fala" do Cotidiano, com a jornalista Luiza Inez Vilela, na Rádio Nacional de Brasília.



Qual a diferença entre "ao encontro de" e "de encontro a"? Confira no Cotidiano!

Você sabe o plural de palavras compostas? Tire suas dúvidas de Português!

Criado em 01/06/2015 - 18:29 e atualizado em 01/06/2015 - 16:28