Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Halitose ou mau hálito pode ter causa em alimentos inadequados

Especialista diz que apesar de ser um tabu, o mau hálito não é

A médica Daiane Rocha, diretora da Associação Brasileira de Halitose, analisa que seria importante que as pessoas tivessem coragem de informar ao portador de halitose, porque a pessoa não sabe que está com mau hálito. Além do mais, a halitose prejudica muito a pessoa, profissionalmente, socialmente, as relações interpessociais e gera uma limitação social enorme.

 

Mas tem alguns fatores causadores, como fumar, ou quando a pessoa mastiga alho, ela sabe que estas coisa deixam mau cheiro na boca, mas falta muito coisa importante que as pessoas não têm a menor ideia. A halitose pode sinalizar várias doenças não só bucal como sistêmicas, do organismo em si. Então existe muito mito e muita verdade que infelizmente é desconhecida da população. Um mito é que o mau hálito vem do estômago ou o estômago é o grande vilão da halitose, mas isto não é verdade.

 

Na verdade, quando ficamos muito tempo em jejum, as células que consomem glicose, para produzir energia, ficam circulando o nosso sangue procurando a glicose, então quando a pessoa passa muito tempo sem se alimentar, a nossa reserva de energia acaba. Daí, não tendo mais energia, começa a queima da gordura para produzir energia, que gera odor, que vai para o pulmão e sai através do hálito e da respiração, mas ele não tem nada a ver com o estômago. Portanto, o mau hálito não vem do estômago.

 

Saiba mais sobre os mitos e verdades sobre halitose nesta entrevista ao programa Cotidiano, com o jornalista Alisson Machado, na Rádio Nacional de Brasília.



Criado em 22/07/2015 - 23:01 e atualizado em 23/07/2015 - 10:31