Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

O inverno facilita a incidência de doenças respiratórias? Descubra no Cotidiano

O inverno é marcado não só pela redução da temperatura mas

O inverno eleva em 40% a incidência de doenças respiratórias que vão desde um simples resfriado à uma pneumonia. Sobre o assunto, o programa Cotidiano desta quarta- feira (5) entrevistou a pneumologista e diretora médica do Laboratório Exame, Tatiana Veloso. Ela conta que nesta época do ano, uma simples gripe pode evoluir para uma doença mais séria  porque a pessoa fica predisposta e a própria queda da umidade e o ar frio já são por si só um desequilíbrio para o sistema respiratório.

 

A médica explica que para minimizar os efeitos da seca sobre o organismo e evitar alergias devemos aprender a conhecer os tipos de situações que podem desencadear a doença que pode vir desde um casaco guardado no armário, um cobertor, ou sair e entrar de ambientes muitos quentes ou frios. É preciso tomar bastante água, se agasalhar, colocar casacos guardados no sol, fazer atividade física, se alimentar bem.

 

Tatiana Veloso explica que evolução do resfriado começa com um quadro prolongado, ao invés de durar cinco ou sete dias,a  pessoa começa a ter sintomas mais intensos, o catarro fica mais amarelado. Ela diz que é um conjunto, e de um resfriado causado por um virus pode vir uma infeccção bacteriana.

 

Saiba mais sobre as doenças respiratóriias desta época do ano e como evitar nesta entrevista ao Cotidiano, com a jornalista Rejane Limaverde, na Rádio Nacional de Brasília.



Variação de temperatura pode aumentar incidência de doenças no inverno

A rinite alérgica atinge cerca de 30% da população mundial

Criado em 05/08/2015 - 20:44 e atualizado em 05/08/2015 - 17:54