Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Tire suas dúvidas da língua portuguesa no Cotidiano

A professora Dad Squarisi explica como é que se fala e responde a

No quadro É Assim Que se Fala, do programa Cotidiano desta segunda-feira (10), a professora de protuguês Dad Squarisi tirou a dúvida de vários ouvintes.

 

Mafalda, da Asa Norte, pergunta se é correto falar "eu vou vim". A professora diz que há um tempo composto com o verbo ir com o infinitivo do verbo vir. Ela explica que não existe o verbo vim. Então a frase certa é "eu vou vir" e não "eu vou vim", como por exemplo: eu vou estudar, eu vou casar,  vou trabalhar, vou ler e assim por diante.

 

Outra pergunta foi da Fabiana, da Asa Norte, que pergunta se pode falar duzentas gramas. Dad Squarisi diz que a palavra grama tem dois gêneros. "A grama" é aquela plantinha verde que existe em todos os cantos de Brasília. Ela é feminina. Exemplo: "a grama é verdinha quando chove". Agora como unidade de peso, grama fica no masculino. Por exemplo: "eu comprei duzentos grama de carne",  "eu comprei quinhentos gramas de presunto".

 

A Luciana, do Guará, pergunta se é certo dizer "para mim fazer". A professora diz que mim não faz e nem acontece, então mim nunca pode funcionar como sujeito. Então, funciona assim: "o livro é pra eu ler",  "o trabalho é eu fazer", o telefonema é para eu dar". A gente usa o mim quando não tem verbo depois dele. Por exemplo, "ela trouxe o livro pra mim; "a pergunta foi feita pra mim".

 

A ouvinte Joana pergunta se pode falar "estou meia cansada". Dad esclarece que meia significa metade, quando quer falar um tanto cansada, tem que usar meio. 

 

Ouça as dicas da professora Dad Squarisi na íntegra nesta entrevista ao Cotidiano, com a jornalista Rejane Limaverde, na Rádio Nacional de Brasília.



É assim que se fala: confira as dicas do uso correto das preposições

Aprenda mais sobre acentuação no quadro "É assim que se fala"

Criado em 10/08/2015 - 21:51 e atualizado em 10/08/2015 - 18:39